Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida. Formalidades de embarque.
Partida em voo internacional com destino a Bucareste.
Assistência à chegada e transfer privado para o hotel.
Alojamento em hotel de 3*.
Em hora a informar localmente, saída do hotel em direcção a Brasov.
Pelo caminho, visita ao Castelo de Peles em Sinaia, um dos mais belos castelos na Europa e obra-prima da arquitectura neo-renascentista. Segue-se a fortaleza medieval de Brasov. Fazendo jus à sua glória medieval, a cidade encontra-se rodeada de muralhas, dentro da qual estão contidas ruas estreitas, fachadas barrocas e igrejas com marcas de espadas nas suas paredes.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, visita a alguns dos pontos imperdíveis de Brasov, tais como a Igreja Preta, a velha muralha, as torres de vigia e a rua mais estreita da Europa. Opcionalmente, é possível a realização de um trekking de 2 horas até ao Pico Tampa.
À tarde, saída do hotel rumo à encantadora cidade de Sibiu. Visita aquela que foi em tempos a rainha das cidades transilvanas saxónicas, servindo como capital e dominando a actividade cultural da área.
Alojamento em hotel de 3*.
Após o pequeno-almoço, partida em direcção a Sighisoara, cidade fundada pelos Romanos e considerada Património da Humanidade pela Unesco. Visita matinal a alguns dos principais pontos turísticos da cidade, tais como a Torre do Relógio, as Escadas Cobertas que vão até ao Morro da Igreja e a Igreja fortificada de Biertan.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, saída do hotel rumo a Moeciu.
A rota começa no famoso castelo de Bran. Construído em 1377 como parte do sistema de defesa da região, a visita é imperativa, já que este é conhecido como o mítico castelo de Drácula! Ascendemos depois, de forma bastante acentuada, até ao cume de Magura Branului, que costumava assinalar a fronteira entre a Transilvânia e Wallachia. A vista é soberba.
Chegada a Moeciu.
Alojamento em hotel de 3*.
Em hora a informar localmente, transfer privado em direcção à cidade de Sofia, na Bulgária.
Esta é uma das capitais da Europa mais compactas e fáceis de descobrir a pé e também uma das menos turísticas. Com uma vibração jovem e dinâmica, parece despertar depois de décadas de sono, e está a tornar-se uma capital cosmopolita e confiante.
Alojamento em hotel de 3*.
Pequeno-almoço no hotel.
Visita de meio-dia aos principais pontos turísticos de Sofia. O antigo leste ainda se nota, na profusão de igrejas com cúpulas em forma de cebola, monumentos otomanos e edifícios de traça comunista. Museus, galerias de arte, teatro, restaurantes e uma surpreendente abundância de zonas verdes, englobam alguns dos atractivos da cidade.
Continuação da viagem em direcção à vila-museu de Koprivshtitsa.
Em 1956, foi criada uma Direcção de Museus de Koprivshtitsa, com o objectivo de conservar, preservar e promover o património histórico e cultural da cidade.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, partida em direcção à cidade de Kosovo, na Bulgária.
Pelo caminho, visita a Plovdiv, a segunda maior cidade búlgara que se estende pela planície trácia, na densa floresta das Montanhas Rodopi.
O seu centro histórico acolhe muitos artistas de renome e exibe ainda vestígios trácios, romanos, bizantinos e búlgaros. O centro moderno inclui uma zona comercial pedestre (ul Knyaz Aleksandâr), rematada por uma magnífica praça coroada por uma fonte refrescante.
Chegada a Kosovo e alojamento em hotel de 3*.
Depois do pequeno-almoço, passeio livre pela calçada de Kosovo. Deixe-se maravilhar com a antiga atmosfera que ainda permeia as suas casas e veneráveis paredes de pedra.
De seguida, início da viagem rumo à aldeia de Trigrad, por entre vales e colinas belíssimas.
Trigrad é uma bonita vila situada a 1.240 metros acima do nível do mar na montanha de Rhodope, perto da fronteira com a Grécia. Esta é uma área protegida com inúmeras cavernas, sendo as mais famosas a Garganta do Diabo (Diavolsko Garlo) e Haramiyska Cave.
Alojamento em hotel de 3*.
A caminhada de hoje revela-lhe outra parte do Rhodopes, perto de Trigrad.
Uma rota pitoresca através de uma das florestas mais bonitas da região (ainda pouco conhecida dos turistas) leva-o às incríveis formações rochosas de Chudni Mostove, fenómeno natural que irá impressioná-lo. A não perder, também, as vistas dos verdes cumes dos Rhodopes, que se alteram a cada curva.
Continuação da viagem em direcção a Melnik, uma cidade búlgara aninhada nas encostas da montanha Sirin, entre formações piramidais de areia.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, saída do hotel com destino a Sofia.
Durante a viagem, visita do Mosteiro de Rila, o maior e mais famoso mosteiro da Igreja Ortodoxa na Bulgária.
Fundado no século X pelo eremita João de Rila, este mosteiro é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitectónico do país. A estrutura mais antiga no local é a Torre de Hrelja, construída pelo senhor feudal Hrelja, em 1334-1335.
Chegada a Sofia.
Alojamento em hotel de 3*.
Em hora a informar localmente, partida rumo à vila macedónia de Mavrovo.
Pelo caminho, visita à velha cidade de Skopje, capital da Macedónia e, local de nascimento de Madre Teresa. Em destaque: as ruas estreitas do Antigo Bazar, a Fortaleza de Kale, a Mesquita Hjunkar e o Mosteiro de São Pantelejmon, com o seu famoso fresco "A Lamentação de Cristo".
Chegada a Mavrovo.
Alojamento em acampamento junto ao lago.
Após o pequeno-almoço, início da viagem com destino a Gari.
Visita do Parque Nacional de Mavrovo, lar de uma das maiores populações de linces da Europa e do Mosteiro de S. João Baptista (St. Jovan Bigorski). Este último, foi construído sob as ruínas de uma antiga igreja do séc. XI e actualmente alberga as relíquias do Santo.
Ainda pelo caminho, visita à aldeia de Galicnik, uma das mais antigas vilas e em melhor estado de preservação de toda a região.
Chegada a Gari.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, saída do hotel em direcção à cidade de Ohrid, passando pelas cidades Debar e Struga, situada nas margens do lago Ohrid. Esta é uma das rotas mais cénicas da Macedónia, com especial destaque para o troço ao longo do rio Crni Drim.
Visita do Convento de Rajcica, perto da cidade de Debar, cuja igreja é dedicada a São Jorge, o "Vitorioso" e foi construída no séc. XII. Um pedaço da cruz em que Cristo foi crucificado pode, alegadamente, ser encontrado na igreja.
Alojamento em apartamento.
Em hora a informar localmente, saída de Ohrid rumo a Kojnsko, atravessando o Parque Nacional de Galicica e a aldeia de Stenje.
O Parque Nacional de Galicica está situado no Monte Galicica, que separa os dois maiores lagos da Macedónia, Ohrid e Prespa. Devido à sua excepcional beleza natural, flora opulenta e fauna endémica, em 1958 o parque foi elevado a Parque Nacional.
Stenje é uma pequena aldeia situada nas margens do lago Prespa.
Chegada a Kojnsko.
Alojamento em hotel de 3*.
Pequeno-almoço no hotel.
Partida para visita de dia inteiro a Golum Grad no lago Prespa, também conhecida como a Snake Island. Esta ilha faz parte do Parque Nacional de Galicica e é uma reserva natural de plantas endémicas raras.
Há nove sítios arqueológicos, principalmente ruínas de igrejas e objectos quotidianos, que datam desde o séc. IV.
Alojamento em hotel de 3*.
Hoje pela manhã, saída do hotel rumo à cidade albanesa de Korca.
Korca é uma das cidades mais importantes da Albânia. É também conhecida pelos seus bairros típicos, compostos por casas baixas e villas, com grandes janelas rectangulares.
Alojamento em hotel de 3*.
Após o pequeno-almoço, saída do hotel com destino à cidade de Gjirokastra.
A viagem será realizada atravessando a estrada cénica entre Germenj e o vale de Vjosa.
O Rio Vjosa na Albânia é um dos últimos rios selvagens da Europa e, como tal, é o local indicado para a prática de rafting. O rio corre no sopé do poderoso Nemerçka, a montanha mais alta do sul da Albânia.
A cidade Gjirokastra está inscrita na Unesco, como um exemplo raro do estilo arquitectónico típico do período otomano. Localizada no vale do rio Drinos, Gjirokastra apresenta uma série de notáveis casas de dois andares do séc. XVII.
Alojamento em hotel de 3*.
Pela manhã, partida rumo à cidade de Himara, conhecida pelo seu passeio marítimo e pelo seu centro histórico maravilhosamente bem preservado.
Pelo caminho, paragens para visita à nascente Olho Azul e ao castelo de Butrint, nas proximidades de Saranda, assim como ao Castelo de Lekurski, de onde é possível avistar as ilhas de Corfu e Ksamil.
A nascente Olho Azul é assim apelidada devido à forma como a água borbulha à superfície dando a ilusão de se vislumbrar um olho, com o centro de cor escura e a água azul circundante a assemelhar-se a uma íris.
Chegada a Himara e alojamento em hotel de 3*.
Pequeno-almoço no hotel.
Início da viagem rumo à capital Tirana, passando pela região apelidada de Riviera Albanesa.
Esta é uma região costeira banhada pelo Mar Jónico, entre as cidades de Saranda e Llogarach e rodeada por altas montanhas. É caracterizada pelas suas bonitas paisagens de água azul cristalina e pela atmosfera rural das suas povoações.
Em Tirana, alguns pontos turísticos a destacar são: a Torre do Relógio, também apelidada de Kulla e Shatit; a mesquita de Et´hem Bey; a praça Skanderbeg, a Piramida, Centro Internacional da Cultura e a Ópera de Tirana.
Alojamento em hotel de 3*.
Em hora a informar localmente, transfer privado para o aeroporto de Tirana.
Partida em voo internacional com destino a Portugal.
Fim da viagem.
Esperamos que tenham gostado!