Recomendamos a comparência no aeroporto com, pelo menos, 3 horas de antecedência do voo.
Partida de Lisboa em voo com destino a Bogotá, via Madrid (v. voos no final do programa).
Acolhimento à chegada e transfer para o hotel.
Aninhada nos Andes, Bogotá é o coração pulsante da Colômbia. Enquanto capital da Colômbia, assume-se como ponto de paragem obrigatória. A capital surpreende pela inesperada segurança, simbiose singular entre as construções modernas e coloniais e o verde dos parques e montanhas orientais, onde se situam os santuários de Monserrate e Guadalupe. Confluem pessoas de diversos pontos do país gerando uma multiculturalidade e heterogeneidade que vale a pena conhecer. Irão partilhar experiência únicas ao descobrirem a riqueza histórica e cultural,
relaxarem nos parques e deliciarem-se com a gastronomia colombiana!
É notória a diversidade de ambientes à medida que vamos mudando de bairro, 122km de estradas inteiramente encerradas ao trânsito ao Domingo, e um centro histórico recheado – La Candelaria. Nele se encontram os mais diversos restaurantes, museus, bares e hotéis, em edifícios coloniais bem preservados, alguns com 300 anos de idade. Do mais exclusivo ao menos
bem conotado, os diferentes bairros são ligados entre si pela rede de autocarros que contribui para o pot-pourri de que é feita a cidade.
Alojamento em hotel 5*.
Pequeno-almoço no hotel.
Visita guiada de meio-dia:
Esta manhã será preenchida com uma visita que inclui o Mercado Paloquemao e Monserrate. Se estão à procura de experiências genuínas, o Mercado Paloquemao é ideal para começar a visita a Bogotá! É um cenário inesquecível decorado com uma variedade incrível de cores, cheiros e sabores! Aqui podem comprar as mais variadas e exóticas frutas, flores, comida e artesanato. Não é o sítio mais limpinho e perfumado, não! Mas é um dos locais mais autênticos e verdadeiros para conhecerem as gentes e cultura colombiana! Monserrate é um dos símbolos de Bogotá e o melhor local para gravar na vossa memória a imagem espantosa de uma cidade de 8 milhões de habitantes! Subindo até ao topo por meio de funicular ou teleférico, podem admirar desde as telhas vermelhas de La Candelaria aos grandes edifícios do sector financeiro, passando pelos vales que rodeiam o oeste de Bogotá. O novo convento é um lugar de peregrinação para muitos dos cidadãos de Bogotá, que passam pelas 14 Estações da Cruz ao subir caminhando.
Disponibilizamos, de seguida, uma sugestão de roteiro pela cidade.
Podem começar pela imperdível La Candelaria, a alma e coração de Bogotá, a parte mais antiga da cidade, onde as gentes boémias vivem em coloridas casas coloniais. Não podem deixar de conhecer, também, a Plaza Bolívar, foco da antiga cidade, rodeada de edifícios coloniais de estilo republicano, como o Palácio da Justiça e o Congresso Colombiano. É, igualmente, aqui que se situa o escritório do Alcalde de Bogotá e a principal Catedral de Bogotá, que ocupa uma esquina inteira. No centro vão deparar-se com a primeira estátua edificada em Bogotá, a de Simon Bolívar, O Libertador.
Passeando pelas ruas ao redor da praça, ver-se-ão rodeados de história, hábitos e costumes das gentes locais. Sugerimos uma paragem para tomar um “tinto” ou um suave “café solo” numa das cafetarias da cidade. Revigoradas, poderão agora seguir até à Donación Botero, exposição
permanente das obras doadas pelo Estado e pelo escultor Fernando Botero. As esculturas, famosas pelo seu estilo característico, são reconhecidas, expostas e galardoadas por todo o mundo. O museu tem também telas de Botero e obras de Dalí, Monet e Van Gogh, entre outros.
Recomendamos para o vosso almoço um dos restaurantes mais típicos de Bogotá, o Son de Los
Grillos.
Podem visitar, depois, o Museo de Oro, famoso por deter a maior colecção de ourivesaria précolombiana, com cerca de 34.000 peças de ouro e tumbaga. Muitas das peças são trabalhadas com uma qualidade e precisão tais que seriam difíceis de repetir hoje em dia.
Alojamento em hotel 5*.
Após pequeno-almoço, terão um guia à vossa espera para vos levar a Zipaquirá. A viagem demora cerca de duas horas e sairão pelas 8h00 com destino a Zipaquirá, com as suas fantásticas vistas, a sua história e as suas jóias escondidas debaixo da terra.
É uma das localidades de visita imprescindível quando se está em Bogotá, encarada por muitos como um monumento religioso e por outros como uma celebração da engenharia. Existe ainda quem o considere uma obra de arte. Não obstante o ponto de vista, todos o estimam e consideram uma das maravilhas da Colômbia.
Localizada a uma profundidade de 180 metros, a Catedral de Sal de Zipaquirá é considerada um dos feitos arquitectónicos mais notáveis da arquitectura colombiana. Inaugurada em Dezembro de 1995, o seu design conta com três secções principais. O viacrucis, que consiste em pequenos altares talhados em rocha salina; a cúpula, a partir da qual se pode observar a imensa cruz talhada em baixo relevo; e as naves. A parte central é onde se encontra a cruz principal, de 16 metros de altura. O vosso guia explicar-vos-á como se construiu e como funciona conjuntamente a mina e a catedral. Quer a vejam como Catedral e como obra-mestra de engenharia e/ou como obra de arte, é impossível não se impressionarem pela sua grandeza.
Continuarão depois para o Lago Guatavita - um espelho de água de cor mágica, que era o anfiteatro natural da cerimónia de Eldorado. Aqui os indígenas adoravam Chie, deusa da água.
Diz-se que neste lago foram encontrados vários objectos de ouro (os espanhóis quiseram inclusivamente drenar a lagoa para encontrarem mais!). Hoje o local está preservado pela sua beleza natural e pelo respeito para com os indígenas.
Regresso a Bogotá.
Alojamento em hotel 5*.
Em hora a combinar, transfer para o aeroporto.
Voo Avianca com destino a Letícia, na Amazónia colombiana.
Acolhimento à chegada e transfer.
Passeio pela cidade de Leticia, onde podem observar o Porto Fluvial, o Governo, o Gabinete do Presidente da Câmara, o Banco da Biblioteca da República e o centro da cidade.
Poderão observar e ouvir mais de mil papagaios que, ao anoitecer, buscarão refúgio para dormir no principal parque da cidade, tal como acontece na fronteira entre a Colômbia e o Brasil.
Seguirão para Tabatinga.
Tabatinga é uma cidade brasileira no extremo oeste do estado do Amazonas, nas margens do rio Amazonas. A oeste encontra-se a fronteira tripla Brasil-Colômbia-Peru. Tabatinga é uma palavra indígena que, na língua Tupi, significa "lama branca com muita viscosidade", que se
encontra no fundo dos rios; a palavra também significa "pequena casa".
Alojamento em hotel 5*.
Partida de barco para Marascha, localizado na selva amazónica do Peru, a 30 minutos de Leticia. Aqui farão uma caminhada na selva por cerca de uma hora. Perceberão que chegaram a um mundo diferente, acompanhado de paz e tranquilidade, enquanto observam as diferentes espécies da fauna e da flora amazónicas ao ritmo dos remos, ouvindo os sons dos pássaros. Se tiverem interesse em aprender como se pesca artesanalmente nos rios da Amazónia, este é o local! O almoço está incluído na visita.
Regresso a Letícia de tarde.
Alojamento em hotel 5*.
Partida de barco rio acima para visitar o ponto imaginário das três fronteiras, observando o Victoria Regia - o maior nenúfar do mundo.
Será realizada uma visita à Isla Micos (o único local durante a viagem em que poderão alimentar os primatas). Visitarão também as comunidades indígenas, podendo observar a sua cultura, trajes típicos, artesanatos coloridos e modo de vida.
Continuará a viagem para o segundo município do Amazonas, Puerto Nariño, a 80 km de Leticia. Aqui não há carros, bicicletas nem qualquer tipo de trânsito - apenas pequenas vielas ao longo da povação, habitada por indígenas do grupos étnicos Ticuna, Yagua, Cocama, Huitoto e outros. Nas proximidades encontramos os Lagos Tarapoto, onde são avistados os golfinhos cor-de-rosa, bem como uma grande variedade de peixes e uma paisagem de grande beleza. Almoço.
Regresso a Leticia.
Alojamento em hotel 5*.
Em hora a combinar, transfer para o aeroporto.
Voos LATAM com destino a Santa Marta de Tayrona, via Bogotá.
Acolhimento à chegada e transfer para o hotel.
Popular entre os viajantes devido às suas praias com coqueiros, Tayrona é sede de um dos mais populares Parques Nacionais da Colômbia. Ocupando 12.000 hectares de terra e 3.000 hectares de mar, o Parque abraça a costa caribenha com praias de areia e, em alguns casos, barreiras de coral que fazem as delícias dos amantes de snorkeling. Contudo, a oferta do Parque é mais vasta, existindo também zonas montanhosas de floresta tropical e outras, mais áridas, com cactos, sem contar os vestígios arqueológicos do povo Tayrona, que anteriormente ali viveu.
Alojamento em hotel 5*.
Hoje terão uma visita de dia inteiro ao Parque Nacional de Tayrona, que começará às 8h00. O almoço picnic está incluído. É hora de calçarem as botas de caminhada e de se prepararem para desfrutar dos caminhos costeiros. Durante o passeio poderão dirigir o olhar para algumas pessoas das tribos Kogi que ainda vivem no parque, para além da grande variedade de flora e fauna que observarão durante a viagem. Durante o percurso, o vosso guia estará disponível para explicar não só a história e a cultura do parque, mas também alguns aspectos da vida selvagem que se pode observar durante o caminho.
A vossa visita privilegiará o turismo ecológico e a arqueologia. EmTayronaka, encontra-se o rio Don Diego na Sierra Nevada de Santa Marta. A partir da Quebrada Valencia, as suas águas formam uma grande cascata no meio da montanha, alojando-se a restante água num pequeno
poço sagrado, a Laguna de Tayrona. Tayronaka, localizada no meio da natureza, desvenda um passado cheio de mistérios e sabedoria: trilhos, terraços, escadas, aquedutos e casa cerimonial.
Aqui pode ver como os Tayrona viveram há mil anos e como vivem actualmente os Koguis e seus descendentes. Nesta zona são realizadas actividades de reflorestamento, associadas com a comunidade Teiruna Mariangeli. um lugar que mantém alguns dos restos da arquitetura Tayrona
que estavam escondidos entre restolho e bananeiras. A visita inclui um pequeno passeio de barco no rio Don Diego. Aconselha-se o uso de roupa apropriada e sapatos, chapéu, fato de banho, protector solar, repelente de insectos, suplementos alimentares e uma mochila leve.
Alojamento em hotel 5*.
Hoje, a partir das 7h00, terão a Tour Nikwali, com almoço incluído. Irá até à Vereda Perico Aguao, onde tomará um pequeno-almoço típico. De seguida, é hora de calçar as botas de caminhada e de se preparar para apreciar o percurso - terá um passeio ecológico por 30 minutos! Visite a "La posa sagrada", onde poderá desfrutar de um mergulho refrescante. Posteriormente, terá mais duas horas de passeio em torno de um trilho ecológico (rota variada). Durante o percurso, o guia estará disponível para explicar não só a história e a cultura do parque, mas também alguns aspectos da vida selvagem que se pode observar durante o caminho. Durante o percurso, poderá observar algumas casas de Arhuacas,
uma das quatro etnias que habitam a Sierra Nevada de Santa Marta.
Chegada ao rio Don Dieguito e descida, ao longo do rio, por cerca de 20 minutos, em direcção ao rio Don Diego (em ambos os rios, poderá nadar). A partir da Quebrada Valencia, as suas águas formam uma grande cascata no meio da montanha, alojando-se a restante água num pequeno poço sagrado, a Laguna de Tayrona. Tayronaka, localizada no meio da natureza,
desvenda um passado cheio de mistérios e sabedoria: trilhos, terraços, escadas, aquedutos e casa cerimonial. Descerá em "flutuadores" ao longo do rio Don Diego durante aproximadamente 1 hora para a aldeia de Don Diego.
Descida em "flutuador" durante 45 minutos até a foz do rio no mar, observando várias espécies de fauna e flora que habitam o lugar, desde macacos, a tartarugas, várias espécies de aves e vegetação da Serra Nevada, entre outros. Regresso de barco ao longo do rio até chegar a Don
Diego novamente. Aconselha-se o uso de roupa apropriada e sapatos, chapéu, fato de banho, protector solar, repelente de insectos, suplementos alimentares e uma mochila leve. Regresso ao alojamento.
Alojamento em hotel 5*.
Pequeno-almoço no hotel.
Pelas 8h00, partida para Cartagena de las Indias, com uma passagem em Barranquilla durante o trajecto, que permitirá apreciar as vistas panorâmicas.
Cartagena das Indias são três cidades em uma. É uma cidade de romance, de lendas, e de uma beleza imaculadamente preservada, Património da UNESCO, onde é difícil não nos perdermos pelos encantos das suas calçadas labirínticas, varandas envoltas em buganvílias, e imponentes igrejas cujas sombras se estendem ao longo de praças. Mas depois há a outra Cartagena, cidade dos sonhos perdidos, cheia de trânsito, ruídos das fábricas, onde vive a classe trabalhadora. E, mais para Sul, na Miami de Cartagena, aqui chamada de Bocagrande, ficam os cafés mais trendy, os restaurantes mais lustrosos, e os condomínios mais luxuosos. Todas estas
Cartagenas merecem uma visita, mas nenhuma poderia ser mais diferente da outra.
Alojamento em hotel 5*.
Hoje terão um city tour privado por Cartagena. Neste tour, poderão descobrir e entrar em alguns dos sítios de maior interesse: subir a colina da Popa, para visitar a Igreja e Mosteiro da Virgen de la Candelaria, ponto a partir do qual poderão apreciar as vistas panorâmicas da cidade; passar pela fortaleza do Castelo de San Felipe de Barajas , considerada a obra
espanhola de maior destaque da engenharía militar da América. Poderão posteriormente seguir pelo centro da cidade amuralhado e visitar o centro de artesanato mais importante da cidade, chamada Las Bóvedas, onde terá tempo para fazer algumas compras.
Vários são os pontos de interesse em Cartagena, para além daqueles já visitados. Aqui poderá visitar as ruas históricas do centro de Cartagena. Com a sua história repleta de contos de piratas, o calor das Caraíbas, a mistura de sabores indígenas e africanos, Cartagena é um museu em
estado vivo. A fotogénica “La Heroica”, como se costuma chamar a Cartagena, faz êxito até com os fotógrafos mais inexperientes. A cor salpica cada esquina, flores exóticas adornam as varandas, a energia vibra debaixo dos solos de madeira dos hotéis, casas antigas e restaurantes.
Pequenos stands coloridos oferecem sumos de frutas exóticas e desconhecidas entre as ruas calcetadas.
Em frente ao Café Habana, o ritmo da salsa difunde-se no ar, a dança é essencial, e o voyeurismo não é suficiente, há que juntar-se a ela! Tomando uma cerveja bem gelada no pátio de Donde Fidel, poderá contemplar os vendedores e as diferentes cores da praça. Poderá seguir pelo casco antigo da cidade, passando por baixo do Puerto Del Reloj, símbolo de Cartagena,
até La Plaza de los Coches. Desde a Plaza San Pedro Claver com a sua magnífica igreja, passando pela Plaza Bolívar com as suas árvores e sombras, onde poderá tomar uma limonada, Cartagena está imersa em história e é um prazer passear pelas suas ruas deixando que sejam
elas mesmas a revelá-la. Poderá iniciar o seu passeio nas zonas residenciais de Castillogrande e Bocagrande, para, em seguida, passear por Getsémani, bairro tradicional. Poderá continuar até à Ilha de Manga, onde poderá observar as fachadas de casas com arquitectura moura, árabe e republicana, ainda preservada em muito bom estado. Num passeio por algumas ruas da cidade muralhada, poderá ver a Catedral, cuja construção começou em 1575, podendo ser considerada uma das mais antigas da América. Poderá finalizar o seu passeio no Museu da Esmeralda.
Alojamento em hotel 5*.
Em hora a combinar, transfer para o aeroporto.
Voo com destino à Cidade do Panamá.
Acolhimento à chegada e transfer para o hotel.
O istmo do Panamá, o quarto maior país da América Central em termos de superfície, serve de elo de ligação entre as Américas. Além de ponte, é também um autêntico carrocel de culturas índias e coloniais, que juntam um historial de modernidade tecnológica, o canal do Panamá, as tradições índias, os Emberas e os Kunas do arquipélago de San Blas: 400 ilhas de sonho, das quais apenas 30 são habitadas. Plena de contrastes, a Cidade do Panamá alia as casas modernas com os típicos aposentos coloniais; como se Miami e Havana colidissem num esforço por ignorar a modernização. Pode visitar o canal e as suas eclusas. As do porto Franc de Colon - onde o luxo e a tecnologia nos chegam livre de imposto - e as de Portobello - uma fortaleza que sobreviveu a ataques piratas durante mais de dois séculos - conduzem-nos a momentos de êxtase e de tranquilidade... bem como alegria. Depois, como uma criança prendada pela Mãe Natureza, o Panamá revelará a sua flora e fauna, intocada, pura e colorida, com caminhos apetecíveis por onde seguir.
Alojamento em hotel 5*.
Hoje farão uma visita ao Valle del Antón. Esta é uma comunidade rural situada na cratera de um vulcão inactivo. Devido ao clima agradável e ao ambiente calmo, a uma distância relativamente curta da capital, é um destino popular para os habitantes do Panamá que apreciam a natureza. Os hotéis e inns da região estão direccionados para o turismo de bem-estar, e a área em redor é conhecida por ser o habitar do sapo dourado do Panamá, uma espécie ameaçada. El Valle dispõe de trilhos de caminhada, montanhas, quedas de água, fontes de água quente e o zoo El Nispero.
Alojamento em hotel 5*.
Bem cedo, pelas 5 horas, chegará um motorista que vos apanhará na entrada do hotel para vos conduzir rumo a San Blas, numa viagem com a duração aproximada de 2h40. Uma vez no cais de Puerto de Carti, o hotel assegurará a viagem de barco, de sensivelmente 40 minutos.
Chegada ao arquipélago de San Blas. Não atingindo o tamanho de um estádio de futebol, Kuanidup é a mais magnífica ilha rústica no arquipélago de San Blas. Oferecendo condições básicas e electricidade limitada, Kuadinup é ideal para o viajante aventureiro que quer calçar os chinelos por uns dias e conhecer uma verdadeira experiência de náufrago.
Alojamento em eco resort simples.
Dia livre para desfrutar do hotel à sua vontade, com tours incluídos. Poderão visitar as comunidades Kuna e algumas das praias paradisíacas de San Blas. Também poderão espreitar as Lemon Cays (na Ilha de Perro, Aguja) e a comunidade Guna do Rio Sidra.
Alojamento em eco resort simples.
De manhã, viagem de barco desde o hotel até Porto de Carti, cerca de 40 minutos. Uma vez no cais, o hotel providenciará transporte colectivo até ao aeroporto Albrook na Cidade do Panamá, aproximadamente 2h40 de viagem.
Voo da Cidade do Panamá até Bocas del Toro.
À chegada, transporte de barco até ao hotel.
O arquipélago de Bocas del Toro é um conjunto de ilhas na zona noroeste do Mar das Caraíbas, pertencendo ao Panamá. O arquipélago separa a Baía Almirante e a Lagoa de Chiriqui do Mar das Caraíbas. A sua maior cidade é Bocas del Toro, também chamada Boca Town, na Ilha de Colombo. É possível chegar às ilhas através de taxis marítimos e de barcos privados. À Ilha de Colombo é possível chegar através de avião, ferry, barcos privados e táxis marítimos. O aeroporto internacional de Bocas del Toro "Isla Cólon", localizado a oeste de Bocas Town, faculta transporte aéreo de e para as ilhas. Há ferries a ligar Bocas Town a Almirante, Changinola e Chirique Grande. O arquipélago tem uma área de 250km2, que representa cerca de 60% do total do distrito, e uma população de 13.000 pessoas, ou três quartos do total do distrito.
Alojamento em eco resort 5*.
Hoje têm incluído um tour pela Baía dos Golfinhos, Cayo Coral e Red Frog Beach.
Baía dos Golfinhos: A Baía de Almirante é um dos poucos locais do Mundo onde se consegue observar golfinhos-nariz-de-garrafa (tursiops truncatus) no seu habitat natural, rodeados por mangais. É frequente vê-los atravessar o trilho deixado pelos barcos e, por vezes, aproximam-se dos nadadores para brincar com eles. Os golfinhos apreciam bastante esta região de águas calmas para se reproduzirem.
Cayo Coral: É o canal que corre entre a Ilha de Bastimentos e a Ilha de Popa, ligando a Baía de Almirante com o oceano. Deve o seu nome às magníficas formações de coral encontradas nas águas menos profundas, ideias para mergulho. Nas águas cristalinas, consegue observar-se uma grande variedade de peixes tropicais brilhando ao sol.
Red Frog Beach: Trata-se de uma praia extraordinária, com ondas fortes. Faz parte do Parque Marítimo Nacional de Bastimentos, e deve o seu nome a uma espécie de rapo, de entre 2 e 3 centímetros, de cor vermelha viva, que por vezes se encontra entre as folhas na área circundante.
O tour inclui almoço e entradas.
Alojamento em eco resort 5*.
Dia livre para aproveitarem a praia e o hotel à vontade.
Referimos algumas visitas opcionais que poderão querer realizar:
Tour Boca del Drago, Starfish Beach e Ilha dos Pássaros (opcional)
Boca del Drago: Localizada numa das pontas da Ilha Bocas, Bocas del Drago tem atracções naturais como as praias magníficas e os recifes de coral. Aqui reside uma pequena comunidade nativa Ngöbe-Buglé, que pode ser visitada de barco ou através da estrada que a liga à cidade.
Starfish Beach: Nesta praia de águas calmas encontramos estrelas-do-mar (oreaste reticulatus) laranja, vermelhas, castanhas e amarelas, com 5 pequenos braços, que podem chegar a 50 centímetros quando adultas. A praia é o local ideal para tirar fotografias da sua viagem.
Ilha dos Pássaros ou Swans Key: Em direcção a alto-mar, irrompe das águas a Ilha dos Pássaros. Trata-se de um santuário para aves que nidificam ou sobrevoam a ilha. Dependendo da época, a ilha pode albergar até 50 espécies distintas. Entre elas, temos gaivotas, pelicanos, fregatas e
uma ave tropical de bico cor-de-laranja, plumagem branca e uma longa cauda, a que se chama rabijunco piquirrojo (phaeton aethereus), que apenas nidifica em outros três locais no Mundo, sendo este o único na região das Caraíbas.
Inclui almoço e entradas.
Tour Zapatilla Cays (opcional)
Estas são duas belas ilhas localizadas numa plataforma de coral, pertencente ao Parque Marítimo Nacional de Bastimentos. Acredita-se que o seu nome vem de La Zapatilla, o nome nativo para uma espécie de fruta que aqui cresce. Aqui, poderá apreciar a praia de areia branca, depois de dar uma boa caminhada de 45 minutos pelo caminho da floresta atrás do recife, onde encontramos um jardim de árvores tropicais, um poço, a árvore que nunca morre, e uma plantação de côcos. Nestas ilhas desovam as tartarugas de baula, caguama, carey e a tartaruga verde.
Inclui almoço e entradas.
Alojamento em eco resort 5*.
De manhã, viagem de barco até ao aeroporto de Bocas del Toro. Voo de Bocas del Toro para a Cidade do Panamá.
Na eventualidade de quererm estender a vossa estadia à Costa Sul do Panamá, aqui fica uma sugestão:
A Ilha Contadora situa-se no extremo norte do arquipélago de Pearl Island. "As Pérolas" são o equivalente no Oceano Pacífico das ilhas de Bocas del Toro e San Blas no lado Atlântico. São soalheiras e ideais para fazer praia. Sendo visitadas durante todo o ano, "As Pérolas" serviram já de cenário para 3 temporadas da popular série Survivor, que passa na CBS norte-americana, onde Contadora serve de base de operações. A Ilha de Contadora está situada a sensivelmente 30 milhas da costa do Panamá, estando assim a um voo de 15 minutos de distância da capital.
Voo com destino a Lisboa, via Madrid.
Noite a bordo.
Voo de Madrid para Lisboa.
Fim dos nossos serviços. Esperamos que tenham adorado!